Seu treino é intenso?
- Anderson Andrade
- 27 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Para conseguir bons resultados com o treinamento de força (musculação) é necessário entender que o treino não precisa ser longo para ser bom e que muito peso no exercício nem sempre é a melhor saída, o ideal é que o treino seja intenso.
Mas será que seu treino é intenso de verdade?
Muita gente confunde intensidade com volume, ou seja, que o treino para ser intenso tem que ser longo, com muitos exercícios, mas dificilmente um treino volumoso será intenso, e sim cansativo.
Para um treino intenso, a velocidade de execução deve ser controlada e lenta, em torno de dois segundos nas fases excêntrica (quando o musculo relaxa) e concêntrica (quando o musculo contrai), o movimento nas repetições deve ter amplitude máxima e sem pausa, a carga deve ser ajustada para o numero de repetições estabelecida, procurando chegar à falha concêntrica, lembrado que se você executar uma ou duas repetições a menos ou com uma pequena ajuda não tem problema, desde que chegue a falha, a pausa entre séries e exercícios não devem ser muito longa, mantendo entre 60’’ a 120’’ em média.
Um erro comum é a pessoa colocar um absurdo de peso, executar poucas repetições com movimento errado achando que o peso faz “crescer”, quando na verdade o resultado vem do conjunto, CARGA, EXECUÇÃO CORRETA, VELOCIDADE e DESCANSO.
Outro ponto é que os grupos musculares tem que ser divididos de modo que tenham um bom descanso entre eles, então vale lembrar que quando se treina peitoral, utilizamos tríceps e ombros também, então o ideal é treina-los no mesmo dia, assim como dorsais e bíceps , e membros inferiores que tem que ser treinado em um dia, sem dividir em anterior e posterior. (vou falar sobre isso no próximo post).
Mas para se conseguir os melhores resultados, é sempre bom contar com a ajuda de um professor de Educação Física, pois só ele vai saber montar um programa de treino adequado para você.
Bons Treinos.