Musculação x Aeróbico
- Anderson Andrade
- 29 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

As pessoas quando resolvem emagrecer, começam com a famosa caminhada ficando às vezes horas caminhando, na certeza de que o exercício aeróbio é a melhor saída, mas acabam desanimando com os resultados.
Primeiro uma explicação simples sobre nosso tecido muscular e adiposo (gordura).
Nosso tecido adiposo não gasta energia (nutrientes derivados da comida que ingerimos) para se manter e além disso ele funciona como “reserva” de energia e normalmente as calorias ingeridas em excesso são armazenadas em forma de gordura.
Já nossa massa muscular, gasta muita energia, isso mesmo em repouso, usando como fonte de energia prioritariamente a gordura. Isso significa que quanto maior é a nossa massa muscular, maior será nosso gasto calórico de repouso.
A partir desse ponto podemos entender que exercícios aeróbicos (caminhada, esteira, bicicleta, elíptico, etc) de baixa intensidade e alto volume gastam energia durante a sua realização sendo a gordura sua principal fonte, mas após o termino da atividade isso não continua, além disso, dificilmente aumentará sua massa muscular ou alterará seu metabolismo.
Já a musculação, reúne exercícios com carga, pode exigir mais de um conjunto de músculos por vez, podendo ser muito intenso, assim aumentando sua massa muscular.
Conclui-se então que, exercícios aeróbicos de baixa intensidade gastam mais calorias e torna nosso gasto calórico maior durante a realização dos exercícios, já a musculação em alta intensidade aumenta nossa massa magra (músculos) fazendo com que gastemos energia durante o dia todo, sendo de grande importância para o emagrecimento.
E para obter melhores resultados, o ideal é aliar a musculação com o exercício aeróbico de alta intensidade e baixo volume (treinos intervalados) e uma alimentação balanceada. Sempre procurando a orientação de um bom profissional, para alimentação um Nutricionista e para atividade física um Professor de Educação Física.
Bons treinos.